Informe de Pesquisa nº 8

Informe de Pesquisa nº 8

Qualidade e equidade no ensino fundamental público do Ceará

Este informe compartilha resultados parciais do projeto de pesquisa “Equidade e políticas de melhoria da qualidade da educação: os casos do Acre e Ceará”. Os resultados mostram que a qualidade do ensino fundamental público do Ceará (aferida com base no Ideb) está aumentando e, principalmente nas séries iniciais, o nível socioeconômico (NSE) dos alunos diminuiu seu peso na explicação da qualidade, o que indica aumento da equidade. A equidade foi analisada com base na evolução do Ideb levando em conta o NSE das escolas e dos municípios. Pesquisas mostram que os alunos de famílias menos favorecidas ou inseridas em contextos de menor desenvolvimento tendem a ter desempenhos escolares menores. Isso ocorre porque eles têm menos acesso à cultura letrada e a outras situações propícias à proficiência escolar. De acordo com a perspectiva aqui adotada, há equidade quando, apesar do nível socioeconômico baixo, as crianças aprendem tanto quanto as que têm nível socioeconômico mais elevado ou que estão inseridas em contextos mais favoráveis. Baixe agora!

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