Em última reunião de 2014, participantes do Programa Desafios Impaes destacam aprendizados deste primeiro ano de formação

Em última reunião de 2014, participantes do Programa Desafios Impaes destacam aprendizados deste primeiro ano de formação

O Programa Desafios Impaes realizou no último dia 13 a terceira e última reunião de 2014 com as organizações parceiras (Instituto Avisa Lá, Associação Sabiá, CEDAC e Instituto Arte Pop).
O tema do encontro foi a relação da arte com a criança de 0 a 3 anos. Na ocasião, os representantes das ONGs apresentaram suas respectivas concepções de arte na educação infantil, bem como os resultados da formação desenvolvida nesse primeiro ano de Programa.
A coordenadora do Desafios Impaes no Cenpec, Fernanda Kivitz, destaca alguns dos avanços proporcionados pela formação elencados pelas organizações. “Já é possível perceber alterações nos espaços das creches a partir de intervenções das crianças. Também há uma valorização por parte da direção das creches em relação às horas de trabalho coletivo dos professores, compreendidas como um momento de planejamento e alinhamento das atividades, e uma maior conscientização dos coordenadores pedagógicos sobre seu papel formador”, enumera.
Fernanda abriu a reunião, ressaltando alguns dos aprendizados do Cenpec no trabalho com as organizações. “Formar em serviço é ‘entrar na casa do outro’, requer delicadeza, sutileza e respeito”, afirmou. Dentro outros pontos, ela também reforçou o papel da gestão da escola (no papel das diretoras e das CPs) como peça chave da formação, a necessidade constante de repensar e rever rotas o tempo todo nos processos formativos. “O educador precisa ter essa leveza e essa disposição em se avaliar e reavaliar sempre”, comentou.

Programa Desafios Impaes
O Cenpec presta assessoria técnica ao Programa Desafios Impaes, respondendo pelo processo de seleção das iniciativas apoiadas e pelo monitoramento e avaliação dos projetos desenvolvidos. O Programa tem como objetivo apoiar e desenvolver projetos voltados para formação de professores em arte educação.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */