Seminário Desigualdades socioespaciais e escolares

Cenpec realiza Seminário Desigualdades socioespaciais e escolares nas grandes cidades para apresentar novos estudos

Processos de seleção de alunos e concorrência de professores nas escolas públicas são os temas do evento para pesquisadores, educadores e gestores públicos da educação. Evento contará com transmissão on-line

 convite-pesquisaEstudos realizados pelo Centro de Estudos em Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) revelam que alunos de escolas públicas nas periferias das grandes cidades têm seu desempenho escolar afetado pelas características dos territórios onde vivem.

Três novos estudos: Processos velados de seleção de alunos em escolas públicas, Concorrência de professores por escolas e esforços educativos de famílias de localidades vulneráveis trazem à luz temas que impactam milhares de famílias cujos filhos estudam em escolas públicas.

 

Esses novos estudos têm origem na pesquisa Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole, iniciativa da Fundação Tide Setubal e Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec que, desde 2011, investiga as relações entre desigualdades socioespaciais e escolares na Subprefeitura de São Miguel Paulista, no município de São Paulo.

“Os estudos recentes revelam as relações de interdependência competitiva nas escolas públicas paulistanas: as escolas concorrem por alunos cujo perfil não irá conturbar sua frágil ordem disciplinar. Além disso, os professores quando se removem tendem a sair de locais mais vulneráveis para localidades mais centrais. Há indícios de que tais mecanismos ocorrem em detrimento de escolas de regiões mais vulneráveis” explica Antonio Augusto Batista, coordenador de pesquisas do Cenpec. 

 

A pesquisa original apontou, entre outros resultados, que alunos com os mesmos recursos culturais familiares têm melhor desempenho quando estudam em escolas situadas em territórios não vulneráveis; quando alunos com maiores recursos estudam em escolas localizadas em meios vulneráveis, seu desempenho tende a cair. A partir dessa evidência principal continuou-se a investigação para apreender os mecanismos sociais e escolares que fazem com que crianças de um mesmo nível sociocultural tenham desempenhos diferentes conforme o nível de vulnerabilidade social do local em que se situa a escola em que estudam. 

 

Pesquisas sobre desigualdades socioespaciais e escolares
O estudo Processos de seleção de alunos em escolas públicas revela que, à margem da legislação, escolas do Ensino Fundamental selecionam os estudantes inviabilizando as matrículas ou expulsando os alunos considerados “indesejados”.  Esses alunos são avaliados por critérios subjetivos como comportamento do aluno ou do responsável, local de moradia (favela ou região onde há tráfico de drogas), ter irmão que já esteve na escola e que gerou distúrbios disciplinares, escola de origem, período em que a transferência ocorre, entre outros critérios. Pressupõe-se que esses são indícios que o aluno conturbará o ambiente escolar.

 

O segundo estudo Concorrência de professores por escolas foi realizado a partir das publicações do Diário Oficial referente aos concursos de remoções (transferências) de professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo entre os anos de 2006 e 2011 nas escolas da Subprefeitura de São Miguel Paulista. Os resultados da análise evidenciam que escolas localizadas em regiões mais centrais e cujos alunos possuem maiores recursos culturais atraem os professores com mais experiência e mais diplomados. Por outro lado, as escolas dos territórios mais vulneráveis, em sua maioria, tendem a receber professores em início de carreira e menos experientes. 

 

Publicação Família, escola, território vulnerável
Lançada no seminário, a publicação Família, escola, território vulnerável aborda as relações de mães que vivem em territórios vulneráveis da periferia de São Paulo com a escolarização de seus filhos. “Ao contrário da ideia de que as famílias desses territórios dão pouco valor à escola, os resultados da pesquisa mostram que as mães depositam grandes aspirações na escolarização de suas crianças e desenvolvem esforços para que elas sejam bem-sucedidas.

Esses esforços podem não ser efetivos quando a situação de vulnerabilidade da família é muito intensa” explica Antonio Augusto Batista. 

 

Seminário Desigualdades socioespaciais e escolares nas grandes cidades
Organizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec em 6 de novembro das 9h às 18h no Sesc Pinheiros o seminário será palco para o debate e a reflexão sobre políticas públicas a partir dos estudos.
 

Assista a Transmissão on line

  O pesquisador francês Sylvain Broccolichi, um dos maiores especialistas em desigualdades socioespaciais e escolares, apresentará o painel Experiências europeias de políticas educacionais em territórios vulneráveis. Participam do debate os especialistas Haroldo Torres (Seade), Nadir Zago (UFSC e Unichapecó), Wânia M. G. Lacerda (Univ. Federal de Viçosa); e os gestores públicos da educação Cleuza Repulho (SME/São Bernardo do Campo e Undime), Prof. João Freitas da Silva, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica da SEE/SP, um representante da SME/SP e Manoel Romão (Diretoria Regional de Ensino de São Miguel Paulista/SME). 

 

Gestores de redes públicas brasileiras discutirão o que podemos aprender com essas experiências, considerando as similaridades e distinções de nosso contexto. A expectativa é fomentar o debate visando à criação e implementação de políticas educacionais que atendam aos desafios específicos dos territórios vulneráveis com fortes desigualdades e que demandam políticas focadas a fim de assegurar uma educação de qualidade para todos. Estudos sobre as relações de interdependência competitiva entre as escolas podem apontar meios de fortalecer as relações de cooperação entre as escolas.

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