Prêmio Solve for Tomorrow

-

Prêmio Solve for Tomorrow

Parceiro investidor

Samsung Electronics

Abrangência

Nacional.

Parcerias

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para Educação (Reduca), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Adobe Youth Voices – Adobe Foundation.

Público

Docentes e estudantes de ensino médio da rede pública, de disciplinas ligadas às ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

Produtos

O Prêmio tem site oficial, com todas as informações.

O Prêmio Solve for Tomorrow reconhece práticas educativas de professores das áreas de ciências da natureza e de matemática e suas tecnologias que desenvolvam projetos com turmas de ensino médio em escolas públicas.

Trata-se da iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung, realizado no Brasil com a coordenação técnica do Cenpec, O Prêmio adota a abordagem STEM, sigla em inglês para science, technology, engineering, and mathematics (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Em 2023, o programa realizou sua 10ª edição.

A proposta do STEM é despertar o interesse das(os) estudantes por essas áreas do conhecimento, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam alguns de seus possíveis projetos de vida. Três iniciativas são premiadas pela banca julgadora da premiação e outras três pelo Júri Popular.

Ao estimular que as iniciativas proponham soluções para questões da realidade local, o Prêmio contribui para a abertura da escola à comunidade, ampliando a prática pedagógica da sala de aula aos diferentes espaços educativos do território, com alunos que vão às ruas, circulam e dialogam com outros autores e conhecem melhor suas comunidades.

O programa Solve For Tomorrow  também é realizado em países como Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e México.