Respostas para o Amanhã

A iniciativa premia práticas educativas de professores das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias que tenham como objetivo a elaboração de projetos de uma turma de alunos de escolas públicas de Ensino Médio, que apresentem soluções simples para as questões identificadas em suas comunidades, visando contribuir para uma sociedade mais sustentável. O Prêmio é realizado em mais seis países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e México.

Avaliação Regional

O processo de avaliação regional é realizado pelas Comissões Técnicas, compostas por 63 profissionais multidisciplinares, especialistas em sustentabilidade, educação, juventude, ciências da natureza e da matemática e suas tecnologias. 

Encontro Latino Americano de Educação

Com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas vencedoras, foi realizado o 1º Encontro Latino Americano de Educação, que reuniu cerca de 150 pessoas, entre diretores, professores e alunos dos projetos vencedores no Brasil, diretores e professores dos projetos vencedores nos demais países da America Latina.

►Destaque
Ao propor que as iniciativas propusessem soluções paras questões da realidade local, o Prêmio estimulou a abertura da escola para a comunidade, ampliando a prática pedagógica da sala de aula para os diferentes espaços educativos do território. Os alunos foram para as ruas, circularam e dialogaram com outros autores e conheceram melhor suas comunidades.

 
 

►Abrangência

Nacional

►Parceiro Investidor

Samsung Electronics e Organização dos Estados Ibero-americanos.

►Parceria

Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Reduca – Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação; Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação e Adobe Youth Voices – Adobe Foundation.