Vídeo: Educação em territórios vulneráveis

-

Vídeo: Educação em territórios vulneráveis

Pesquisa Educação em territórios vulneráveis

O vídeo a seguir, produzido no escopo da pesquisa Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole, reúne depoimentos de famílias, alunos e professores de escolas públicas situadas no distrito de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo (SP).

Os entrevistados falam sobre educação, cultura, esporte e lazer, infraestrutura em suas comunidades. Além disso, refletem sobre os desafios e as potencialidades presentes em seu território, com a atuação da sociedade civil em prol de melhores condições de educação.


Este vídeo é um dos produtos da pesquisa Educação em territórios vulneráveis
Período de realização: 2009 a 2012.
Parceiros: Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social e Fapesp 

Ementa:
O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo (SP).

A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula na Educação Infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; mecanismos de interdependência competitiva entre escolas; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.