Educação em territórios de alta vulnerabilidade

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Educação em territórios de alta vulnerabilidade

Pesquisa Educação em territórios vulneráveis

Este Informe de Pesquisa traz resultados de investigação desenvolvida na subprefeitura de São Miguel Paulista, zona leste do município de São Paulo. Tal investigação integra a pesquisa Educação em territórios vulneráveis. Seus objetivos são apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social presentes no interior da região impactam a escola nela situada e a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes.

Pretende-se reunir elementos para subsidiar políticas e programas que ampliem as oportunidades educativas da população que vive em regiões de alta vulnerabilidade social nas metrópoles. Nelas, evidencia-se um aparente paradoxo: embora sejam ricas, econômica e culturalmente, concentradoras de grande poderio político, ligadas a redes nacionais e internacionais, suas escolas públicas não apresentam resultados compatíveis com essa riqueza e poderio.

Os estudos existentes procuram explicar esse paradoxo articulando aportes da sociologia urbana e da sociologia da educação, e buscam analisar os impactos educacionais da forma como as intensas desigualdades sociais metropolitanas se expressam em seu território, transformando-se em segregação territorial.

A educação pública metropolitana seria marcada pelo efeito de território, um conceito que é objeto de debates na literatura sociológica e educacional. Os resultados da investigação realizada indicam, para o caso estudado, a atuação desse efeito, restringindo a qualidade da oferta educacional das escolas situadas em territórios de alta vulnerabilidade social.

CENPEC. Informe de Pesquisa n. 3 | Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole: um caso na periferia de São Paulo. Disponível em: http://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/08/Informe_de_Pesquisa3a.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.

Clique aqui para baixar o informe.


Este informe é um dos produtos da pesquisa Educação em territórios vulneráveis
Período de realização: 2009 a 2012
Parceiros: Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social e Fapesp 

Ementa:
O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo (SP).

A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula na Educação Infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; mecanismos de interdependência competitiva entre escolas; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.