Visite a comunidade virtual da Olimpíada



O que faz

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.


Com quem faz

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC - e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Tem como parceiros na execução das ações: Todos pela Educação, Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed - e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.

3

Cadernos Virtuais


Acesse os Cadernos Virtuais da Olimpíada

Acontece na Olimpíada

Eliane Brum (Foto: Marcia Minillo)Na Ponta do Lápis traz entrevista com a jornalista Eliane Brum

 Em bate-papo, ela fala sobre suas histórias, sua relação com os livros, com a literatura e com o jornalismo. Confira



Por que vale a pena participar da Olimpíada

- A equipe do programa elencou uma série de motivos. Veja porque é bom para o professor, para o estudante e para as comunidades em que o trabalho se desenvolve. 



Lançada a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

- Saiba como foi o evento de lançamento, em São Paulo (SP), que contou com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim

Editais

Acesse aqui todos os editais da Olimpíada de Língua Portuguesa

Cronicanto completa um ano

O Cronicanto completou um ano de existência e soma 35 mil acessos. O blog é produzido por jovens cronistas de diferentes partes do País que se encontraram na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em Natal/RN. 

Os estudantes produzem seus textos, mostram para seus professores, que por sua vez dão sugestões sobre as crônicas. Feito isso, o texto é publicado no blog, junto com o bilhete de orientação do professor. 

Confira! 

 

Todas as vozes escrevendo um futuro melhor

Eles estão espalhados do Amapá ao Rio Grande do Sul. São professores e estudantes de todo o Brasil contando o que significou participar da Olimpíada. Assista ao vídeo.

Galeria :: Olimpíada de Língua Portuguesa

O que nos dizem os textos dos alunos

A publicação traz análises de quatro especialistas em Língua Portuguesa – Ana Elvira Gebara, Elizabeth Marcuschi, Cloris Torquato e Ana Luiza Marcondes Garcia –  dos textos produzidos nos quatro gêneros propostos por alunos participantes da edição de 2010 da Olimpíada. A organização do livro é assinada pelo prof Egon Rangel.

Parceiros