Mapeamento das OSCs

 

2Ampliar escala das ações de formação continuada é desafio para oscs, aponta levantamento

Quais são as organizações que promovem ações de formação continuada de professores no Brasil? Quais suas fontes de financiamento? Qual a sua abrangência? Como dialogam com as redes de ensino? Essas são algumas das questões que o Mapeamento das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) na Formação Continuada de Professores da Educação Básica busca responder.

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (17/04), é uma iniciativa do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), executada pela GIP (Gestão de Interesse Público), pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Conhecimento Social. Os resultados da análise indicam que as OSCs têm um importante papel para a qualificação do trabalho docente, contudo indicam que ampliar o alcance das ações formativas ainda é um desafio a ser superado. asics gel noosa tri 10 femme Leia mais

 

1OSCs contribuem para a formação docente na própria escola, indica estudo

Programas de formação continuada de educadores realizados por organizações da sociedade civil ocorrem, principalmente, na própria escola. Doudoune Parajumpers Angie Master Esta é uma das conclusões do Mapeamento das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) na Formação Continuada de Professores da Educação Básica.

O estudo demonstra que 48, quase a metade das iniciativas analisadas, são oferecidas presencialmente; 39 são realizadas na modalidade semipresencial; enquanto apenas uma minoria, somente 12, é ministrada totalmente à distância. Canada Goose As evidências indicam que estas últimas frequentemente são as ações que alcançam maior número de professores. Além disso, nenhuma das inciativas que atingem mais do que 5 mil professores são totalmente presenciais (Leia mais sobre o alcance das ações realizadas pelas OSCs). Nike Air Max 1 Homme Leia mais

 

 

METODOLOGIA

O estudo foi realizado em três etapas. New Balance 009 homme O primeiro passo consistiu na analise da base de dados do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) para identificar por meio de sites, relatórios anuais e contato telefônico quais organizações promovem, especificamente, atividades de formação continuada de professores da educação básica. asics pas cher Também foram realizadas entrevistas individuais com representantes de OSCs, de ISP (Investimento Social Privado) e de ONGs (Organizações Não Governamentais) da área de educação, gestores públicos e profissionais que atuam com formação docente. Nike Air Max Thea Femme Noir Em seguida, foi aplicado em fevereiro de 2016 um questionário online com perguntas sobre a organização (forma de atuação, abrangência, sustentabilidade etc.) e sobre os programas, projetos e ações específicas de formação continuada de professores da educação básica. Ao todo 86 organizações responderam o formulário e 100 programas citados. A terceira e última etapa do estudo consistiu em um esforço de análise dos dados das entrevistas individuais e da pesquisa quantitativa. Nike Scarpe Bambini Após a tabulação dos dados quantitativos coletados, as organizações respondentes foram convidadas a analisar os resultados em um Seminário de Análise realizado no dia 7 de julho de 2016 na sede do Cenpec, em São Paulo. O debate contou com a participação de 40 profissionais.

/* ]]> */