Implementação de políticas educacionais, desigualdade escolar e equidade

Pesquisadores têm realizado pesquisas que mostram que a ampliação da equidade na escola, no tipo de sociedade em que vivemos, pode se realizar por meio de políticas, mas essas políticas necessitam de determinadas características e modos de implementação. Esta linha de pesquisa estimula a realização de estudos sobre os princípios, o desenho e a implementação de políticas educacionais e sua relação com a produção e o enfrentamento da desigualdade escolar, buscando contribuir para a ampliação dos níveis de equidade na educação brasileira. Desde os anos 1960, a sociologia da educação e estudos sobre implementação de políticas vêm buscando conhecimento sobre meios pelos quais a desigualdade escolar é produzida e/ou dirimida nos estabelecimentos escolares e nos sistemas de ensino.  

Equidade e políticas de melhoria da qualidade da educação: os casos do Acre e Ceará (em andamento)

study-1211866A pesquisa consiste na investigação de se e como as políticas educacionais implantadas nos estados do Acre e do Ceará explicam a evolução dos principais indicadores que refletem a qualidade e a equidade na educação no ensino fundamental.

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Ensino médio, educação profissional e desigualdades socioespaciais: avanços e desafios (em andamento)

fineart-6-1492475-1598x1004 A pesquisa busca descrever e analisar as políticas concebidas pelos órgãos centrais de quatro estados brasileiros considerando suas relações com políticas nacionais e estaduais para o Ensino Médio, a fim de compreender como escolas se apropriam dessas políticas e como elas interferem – se interferem – na qualidade do processo educativo, tal como medido pelos indicadores educacionais, tal como percebido pelos agentes (gestores públicos, educadores, jovens estudantes), e tal como objetivamente construído por mecanismos escolares (por efeito propriamente da escola, relacionados ao currículo, à formação de professores, ao clima escolar, por exemplo, ou por efeito de processos que reproduzem desigualdades sociais). São analisadas, em cada estado – Ceará, Pernambuco, Goiás e São Paulo – seis escolas que, embora localizadas em contextos vulneráveis e concentrem uma matrícula homogênea de jovens de baixo nível socioeconômico, possuem melhores indicadores de qualidade do que escolas em situação similar da região. Os estados foram selecionados pelos investimentos em políticas para o Ensino Médio que os diferenciam em relação a seus pares da mesma região. A realização do projeto inclui pesquisa documental, levantamento e análise de dados secundários e pesquisa empírica.

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Crenças de professores sobre a reprovação escolar (em andamento)

talking-1239092-1279x852A pesquisa tem como objetivo identificar vínculos entre as crenças ou representações dos professores a respeito da reprovação escolar e suas concepções psicopedagógicas sobre aprendizagem, inteligência, avaliação, princípio de justiça e gestão de heterogeneidade. O projeto se insere em uma pesquisa maior liderada por Marcel Crahay, da Universidade de Genebra, e conta também com pesquisadores da Bélgica, Romênia e França.

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Práticas de leitura dos brasileiros (encerrada)

kids-reading-3-1470506A pesquisa consistiu na realização de estudos sobre o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), publicados em um livro organizado pelo Cenpec e parceiros. A investigação analisou o modo pelo qual as práticas de leitura de livros, revistas e jornais, bem como o acesso à internet, se distribuem pela população brasileira, segundo marcadores como raça/etnia, escolaridade, sexo, dentre outros. A investigação também criou um indicador para analisar a frequência e a diversidade das práticas de leitura e sua distribuição pela população; esse indicador permitiu apreender o peso de fatores explicativos para a desigualdade dessa distribuição. Além dessa pesquisa, a equipe do Cenpec integrou a equipe de outra investigação em parceria com Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro sobre o letramento, o alfabetismo e as aspirações de jovens brasileiros em metrópoles brasileiras. 

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