Currículo

Nos últimos anos muitos países têm efetivado mudanças curriculares, seja com vistas a ampliar a equidade nos sistemas escolares, seja para contemplar as mudanças vivenciadas pelas sociedades contemporâneas. O recém-aprovado Plano Nacional de Educação estabelece que se defina um currículo nacional comum para o ensino fundamental. Esses e outros elementos de contexto justificam a importância de realizar pesquisas sobre o que se deve incluir nos currículos de educação básica, como se elabora um currículo, que questões políticas estão envolvidas em sua elaboração e implementação, que modelos de currículo têm se configurado no âmbito das políticas educacionais brasileiras e sob que modos de regulação são formuladas. São essas as principais questões de pesquisa que se organizam nesta linha.

Consensos e dissensos em torno de uma base curricular comum no Brasil

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A pesquisa descreveu e analisou as diferentes tomadas de posição a respeito de processos de centralização e de padronização curricular, bem como de uma base curricular nacional para a educação básica, relacionando-as com as distintas posições ocupadas pelos agentes no campo educacional.

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Ensino Fundamental 2 e currículos no Brasil: concepções, modos de implantação e usos

Gestão Escolar

 

O estudo busca oferecer subsídios para a análise de currículos dos anos finais do Ensino Fundamental e suas reformulações no Brasil, a fim de apreender o modo como os documentos de diferentes redes de ensino se relacionam, constroem a especificidade desse nível de ensino, sua integração com as outras etapas da educação básica, bem como suas relações com os conhecimentos efetivamente ensinados em sala de aula.

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