Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica

Autor: Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino e Vital Didonet

Resumo:

A publicação apresenta um mapeamento da realidade da educação infantil no Brasil a partir de seu percurso histórico, seu reconhecimento enquanto direito social a partir da Constituição de 1988 e os desafios que se colocam a sua efetiva implantação e compreensão no país. Estão contempladas no estudo as principais legislações que regem essa etapa da educação básica; a transição da educação infantil da área social/ assistência social para a educação; as diferentes concepções teóricas que permeiam a sua implementação nos municípios brasileiros; os desafios colocados ao financiamento da etapa, especialmente em relação à sua oferta em caráter de período integral; entre outros pontos. A publicação apresenta ainda o relato de algumas experiências e obstáculos que se colocam à gestão federal, estadual e municipais na implementação de uma educação infantil que se proponha ao desenvolvimento integral das crianças brasileiras, a partir de políticas sociais articuladas.

Instituição: Unesco, Fundação Orsa e Ministério da Educação

Tipo de publicação: Relatórios de pesquisa

Ano de publicação: 2011

Idioma: Português

Palavras-chave: educação infantil, primeira infância, educação básica, direito social

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