Rede LEQT participa de lançamento do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita de Nova Iguaçu

Rede LEQT participa de lançamento do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita de Nova Iguaçu

Com o debate “Leitura e Leitores: da Capa ao Final Feliz”, o município de Nova Iguaçu encerra sua I Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita nesta segunda-feira (7/5/2018), lançando o Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita (PMILE). O evento acontece a partir das 14h no auditório do Instituto Multidisciplinar, campus da UFRRJ em Nova Iguaçu, situado à Av. Gov. Roberto Silveira, em Moquetá.

Compõem a mesa de debate os escritores e professores Carmen Pimentel (UFRRJ), Luzia de Maria (UFF), Guinho Frazão (Unigranrio) e Alessandro Rocha (PUC-Rio). Como convidada de São Paulo, representando a Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT), participará Ana Lima, economista, fundadora do Instituto Conhecimento Social, coordenadora do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional.

O PMILE é uma iniciativa da Fundação Cultural e Educacional de Nova Iguaçu e pretende colaborar para a implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB), promulgado em 19 de novembro de 2014 na forma da Lei Municipal 4.439, após quase três anos de discussões em construção da sociedade civil em parceria com setores governamentais.

A Rede LEQT vem apoiando a implementação do PMLLLB de Nova Iguaçu desde 2017. A cidade foi escolhida pelos membros da Rede LEQT como território para o desenvolvimento de um projeto de ação conjunta, servindo de exemplo de que o trabalho coordenado e cooperativo amplia e qualifica o impacto das iniciativas de promoção da leitura no Brasil.

Sobre a Rede LEQT

Com sede em São Paulo e abrigada junto ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), a Rede LEQT reúne representantes de investidores sociais privados, organizações sociais, setor público, academia, produção editorial, bibliotecários, autores e leitores, entre os quais o CENPEC. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento democrático da cultura escrita no Brasil, por meio de ações coordenadas e cooperativas entre poder público e sociedade civil, de modo a superar fragmentação e descontinuidade nas políticas e programas de promoção da leitura e a obter mais e melhor impacto.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */