Prêmio Respostas para o Amanhã reconhece projetos de impacto social de escolas públicas de Ensino Médio

Prêmio Respostas para o Amanhã reconhece projetos de impacto social de escolas públicas de Ensino Médio

Iniciativa da Samsung em parceria com o CENPEC, premiação é aberta a professores de Ciências da Natureza e Matemática de todo o país e recebe inscrições até 25 de junho

Os professores de Ensino Médio de escolas públicas de todo o país têm até o dia 25 de junho para se inscreverem na 5ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC, a premiação busca reconhecer e valorizar projetos de docentes das disciplinas de Ciências da Natureza e de Matemática e de seus alunos para solucionar, a partir de conhecimentos curriculares, problemas reais das comunidades onde vivem.

Para participar, os professores interessados devem convidar todos os alunos de uma classe, compor uma equipe e inscrevê-la no site www.respostasparaoamanha.com.br. No site do prêmio, as equipes participantes têm à disposição diversos conteúdos, como textos e vídeos educacionais, com temas atuais e relevantes para apoiar os estudos e o desenvolvimento de seus projetos de intervenção.

“A proposta é estimular os alunos e professores a colocarem o currículo em ação, levando todo o conhecimento adquirido na sala de aula para além dos muros das escolas, revelando como as ideias podem ser usadas e aplicadas para solucionar problemas do dia a dia com iniciativas mais sustentáveis”, explica Maria Amabile Mansutti, coordenadora técnica do CENPEC.

Saiba como participar

 

A novidade deste ano é que, pela primeira vez, os participantes podem inscrever projetos interdisciplinares envolvendo outras áreas de conhecimento. Os professores coordenadores dos projetos inscritos na 5ª edição poderão convidar docentes de outras disciplinas, podendo ser das áreas de Ciências Humanas ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, por exemplo, para compor a equipe do projeto e concorrer ao Prêmio Respostas para o Amanhã.

Nas edições anteriores, o Respostas para o Amanhã premiou projetos que abordaram questões socioambientais e sustentáveis, por exemplo, a ferramenta interativa para a gestão do consumo de água e alternativas para o seu uso na zona rural, ou ainda o reflorestamento de Mata Atlântica e possibilidades de geração de renda para uma aldeia indígena. Desde 2014 já foram inscritos mais de 4 mil projetos de todo o Brasil, que envolveram mais de 100 mil estudantes de Norte a Sul do país.

Etapas e premiações

Os projetos classificados para a primeira etapa serão analisados pelos Comitês Técnicos Regionais, que selecionarão cinco de cada região como Vencedores Regionais, totalizando 25 projetos para participar das votações do Júri Popular e da Banca Julgadora. Cada escola dos projetos Vencedores Regionais receberá um Notebook Samsung. Dentre os 25 vencedores, a Comissão Julgadora selecionará três Vencedores Nacionais que serão contemplados com uma viagem de Intercâmbio Cientifico-cultural quando os professores envolvidos e todos os alunos da classe visitaram centros de pesquisas, espaços culturais e participarão de oficinas educacionais.

“A Samsung promove com muito entusiasmo a 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã por considerar que a iniciativa valoriza a colaboração entre alunos e professores, mostrando que o conhecimento adquirido no ambiente escolar pode transformar a vida das pessoas e da sociedade”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

A premiação conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Para conhecer o regulamento e para mais informações, acesse www.respostasparaoamanha.com.br.

SERVIÇO

Prêmio Respostas Para o Amanhã
Inscrições: até 25 de junho de 2018
Site:  www.respostasparaoamanha.com.br
Facebook:  www.facebook.com/premiorespostasparaoamanha

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */