Superintendente do CENPEC debate os desafios da alfabetização na TV Cultura

Superintendente do CENPEC debate os desafios da alfabetização na TV Cultura

Nesta quarta-feira (31/01), o Programa Panorama da TV Cultura discutiu os desafios de assegurar que todos os brasileiros estejam alfabetizados e a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Participaram do debate Mônica Gardelli Franco, superintendente do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), e Regina Scarpa, diretora da escola Vera Cruz e doutora em educação pela USP.

“As pessoas privadas do letramento também são privadas do acesso a uma série de outros bens culturais e sociais, o que as colocam em um lugar de exclusão na sociedade. Isto as impede de se desenvolver plenamente”, avalia Mônica ao comentar o fato de mais de 1 milhão de crianças não estarem alfabetizadas ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, segundo a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) de 2016.

Regina Scarpa destacou o quanto as políticas educacionais, em especial a de distribuição de livros didáticos e paradidáticos, são fundamentais para o processo de alfabetização. “A desigualdade econômica no Brasil é muito grande, então o papel da escola passa a ser maior ainda”, defendeu a especialista em alfabetização.

Confira abaixo a íntegra do programa.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */