Sescs Bauru, Ipiranga, Ribeirão Preto e Campo Limpo recebem sessão do documentário Meninos de Palavra seguida de debate

ciclo-de-debates-fb

O Cenpec integra, de 7 a 28 de novembro de 2017, o ciclo de debates “Juventudes em Foco”. Promovido pelo Sesc São Paulo em duas unidades da capital e duas do interior paulista, os eventos têm o objetivo de provocar reflexões sobre as diversas juventudes e as principais questões referentes a essa população. As discussões, abertas e gratuitas, se dão a partir do documentário Meninos de Palavra, exibido antes dos bate-papos, que trata de oficinas de arte e cultura desenvolvidas por educadores do Cenpec com adolescentes em privação de liberdade.

Reconhecendo o jovem como um sujeito singular e de múltiplas dimensões, os debatedores problematizam os anseios e dilemas vividos na contemporaneidade e discutem questões como diferentes identidades e formas de expressão dos jovens, seus direitos e suas potencialidades e possibilidades de formação.

A socióloga e coordenadora pelo Cenpec do projeto Educação com Arte, Marília Rovaron, participa de todas as mesas de debate. A primeira acontece no Sesc Bauru, no dia 7 de novembro, às 19h30, com participação também de Wellington do Carmo Medeiros de Araújo, Gerente de Arte e Cultura na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA), e da artista visual Carolina Velasquez. A mediação fica a cargo de Isabela Trazzi, Animadora Cultural do Sesc SP, responsável pela gestão dos Programas da área de Infâncias e Juventudes no Sesc Bauru.

No dia 8, às 14h, é a vez do Sesc Ipiranga receber Marília Rovaron e Wellington do Carmo Medeiros de Araújo para um debate mediado pela Assistente técnica do Núcleo de Infâncias e Juventudes da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP, Tatiana Koschelny Pereira. Na sequência, Marília e Wellington seguem para o Sesc Ribeirão Preto no dia 23, às 19h, onde debatem o tema com o skatista Fábio Bianchi e a jovem estudante Victoria Marchetti, integrante do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Thomaz Alberto e articuladora da Semana da Diversidade na Escola. A mediação é de Carlos Henrique Souza, instrutor de atividades infantojuvenis do Sesc Ribeirão Preto.

O ciclo é encerrado no Sesc Campo Limpo, no dia 28 de novembro, às 19h30, onde, além de Marília Rovaron, integram a mesa de debate a estudante de 16 anos Thairane Martins Neris, participante do Grupo Gestor do Programa Juventudes do Sesc Campo Limpo, e Marisa Fortunato, Superintendente Pedagógica na Fundação CASA. A mediação é da Animadora Cultural do Sesc SP Manhã Chagas Santos, responsável pela gestão do Programa Juventudes no Sesc Campo Limpo.

Meninos de Palavra

Realizado pelo Cenpec, em parceria com a Fundação CASA e com direção de Fabrício Borges, o documentário retrata as oficinas de arte e cultura desenvolvidas pelo Cenpec com adolescentes em privação de liberdade em unidades da Fundação, em São Paulo, para assegurar o direito à educação e à cultura, previstos no estatuto da criança e do adolescente.

Com 30 minutos de duração, a obra reúne de cenas do cotidiano dos jovens e depoimentos de arte-educadores e especialistas, que convidam o expectador à reflexão sobre a criminalização da juventude, o papel das medidas socioeducativas e as políticas para o desenvolvimento das potencialidades dos jovens.

Ciclo de Debates Juventudes em Foco

Onde: Sesc Bauru
Quando: Dia 7 de novembro (terça-feira), às 19h30
Quem: Debate com Marília Rovaron, Wellington do Carmo Medeiros de Araújo e Carolina Velasquez e mediação de Isabela Trazzi

Onde: Sesc Ipiranga
Quando: Dia 8 de novembro (quarta-feira), às 14h
Quem: Debate com Marília Rovaron e Wellington do Carmo Medeiros de Araújo e mediação de Tatiana Koschelny Pereira

Onde: Sesc Ribeirão Preto
Quando: Dia 23 de novembro(quinta-feira), às 19h
Quem: Debate com Marília Rovaron, Wellington do Carmo Medeiros de Araújo, Fábio Bianchi e Victoria Marchetti e mediação de Carlos Henrique Souza

Onde: Sesc Campo Limpo
Quando: Dia 28 de novembro (terça-feira), às 19h30
Quem: Debate com Marília Rovaron, Marisa Fortunato e Thairane Martins Neris e mediação de Manhã Chagas Santos

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */