Prêmio Respostas para o Amanhã recebe inscrições de 1.371 projetos do ensino médio

Prêmio Respostas para o Amanhã recebe inscrições de 1.371 projetos do ensino médio

Professores participantes têm até 13 de setembro para detalhar as propostas

rpaA 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã teve suas inscrições encerradas na última quinta-feira (31). Foram recebidos 1.371 projetos de escolas da rede pública para a melhoria das comunidades em que estão inseridas. As iniciativas participantes desta edição envolvem mais de mil professores das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática e aproximadamente 42 mil alunos de todos os estados do Brasil.

Agora, os professores responsáveis terão até 13 de setembro para detalhar os projetos no site www.respostasparaoamanha.com.br. Os alunos envolvidos também terão o mesmo prazo para registrarem suas investigações, reflexões e aprendizados no “Mochilão”, ambiente virtual desenvolvido numa linguagem de game de uso exclusivo dos estudantes.

As comissões de avaliação regionais selecionarão os 25 projetos vencedores regionais – cinco de cada região – que serão analisados por uma Comissão Julgadora, constituída por especialistas em educação, ciências e sustentabilidade, responsável pela indicação dos melhores trabalhos em âmbito nacional. Todos os classificados receberão um certificado de participação no prêmio. Os 25 projetos de destaque serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional da quarta edição. Para os cinco vencedores eleitos pelo público, um de cada região, será entregue um troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. Já os cinco vencedores nacionais, selecionados pela banca julgadora, receberão dois notebooks Samsung – um para o professor e outro para o diretor – e tablets da marca para cada aluno da sala, além de troféu de Vencedor Nacional e medalhas.

O prêmio é uma realização da Samsung com a coordenação geral Cenpec e o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros parceiros regionais e locais para dar visibilidade aos projetos.

A proposta do concurso é incentivar professores e estudantes a aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de projetos que realmente possam ajudar as regiões em que vivem, buscando identificar, estimular e difundir práticas educativas com impactos positivos no dia a dia.

Para Maria Amábile Mansutti, coordenadora técnica do Cenpec, o diferencial do concurso é a sua proposta pedagógica integradora, que, além de engajar todos os alunos e alunas da classe, pretende valorizar a prática dos educadores e gerar benefícios para a comunidade em que as escolas estão inseridas. “É um programa que proporciona uma educação conectada com a realidade e mostra aos estudantes resultados concretos originados por seus projetos, baseados totalmente no aprendizado que obtiveram em sala de aula”, afirma.

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