Publicação ‘Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais’ é lançada em São Paulo

Publicação ‘Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais’ é lançada em São Paulo

Na segunda-feira (07), aconteceu, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo, o lançamento do livro ‘Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais’, que apresenta pesquisa realizada pelo Cenpec, com apoio da Fundação Tide Setubal. A publicação é fruto da parceria com a Editora Moderna e com a Fundação Santillana.

Antonio Augusto Gomes Batista, Coordenador de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec, apresentou as linhas gerais da pesquisa, realizada entre 2015 e 2016 a partir da descrição e análise das políticas de ensino médio de quatro estados: Ceará, Pernambuco, Goiás e São Paulo.

Batista destacou os impactos da oferta concomitante da matrícula em tempo integral e parcial e suas consequências para o aumento das desigualdades. De acordo com o coordenador da pesquisa, há uma tendência a que as escolas de tempo integral, cujo efeito é positivo na aprendizagem, atendam um público de nível socioeconômico mais alto e acabe empurrando aqueles que mais precisam para escolas de tempo parcial, sobretudo no período noturno. Além disso, destacou, as percepções e reações das escolas sobre as propostas para o ensino médio também contribuem para que certas características das políticas tenham impacto diverso em cada unidade.

A segunda etapa do evento trouxe a mesa “Das políticas nacionais de educação à implementação nos estados”, com o secretário de Estados de Educação e Esporte do Acre, Marco Antônio Brandão Lopes; e André Lázaro, diretor da Fundação Santillana. Na sequência, a mesa “Como as políticas chegam às escolas”, procurou debater como se dá o processo de implementação das políticas no cotidiano escolar, com participação de Cecília Resende, superintendente de Juventude, Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais; da diretora da Escola Estadual Oswaldo Catalano, Hélida Lança; e mediação de Paulo Saldanã, setorista de Educação do jornal Folha de S.Paulo e diretor da Associação de Jornalistas de Educação – Jeduca.

A publicação ‘Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais’ tem como público-alvo gestores escolares e de secretarias de Educação e tem como objetivo contribuir para a reflexão e formulação de políticas para o Ensino Médio.

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