CONFIRA A NOVA EDIÇÃO DA REVISTA CADERNOS CENPEC

CONFIRA A NOVA EDIÇÃO DA REVISTA CADERNOS CENPEC

Já está disponível a nova edição da Revista Cadernos Cenpec, uma iniciativa da Coordenação de Pesquisas do Cenpec. Entre os destaques está a entrevista com a professora Magda Soares, um dos maiores nomes do país na área de alfabetização e letramento. Ela se posiciona a respeito de temas polêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita. “O problema não é o método de alfabetização, é alfabetizar sem método”, defende.

Em “Influência do clima escolar no valor agregado das escolas do Acre”, Wagner Rezende faz uma análise dos efeitos do clima escolar, mais precisamente do contexto normativo, sobre o desempenho dos alunos, controlando sua origem social. O estudo foi feito com base nos resultados de proficiência e questionários contextuais do sistema de avaliação em larga escala do estado do Acre de 2012.

Já o artigo “Currículo e conhecimento escolar na perspectiva da educação integral”, de Cláudia Galian, tem como fio principal o debate em torno do conhecimento considerado relevante para figurar nos currículos de educação integral. A autora tem Michael Young e seu conceito de “conhecimento poderoso” como principal interlocução teórica.

Leia também “Da sala de Dona Benta para a sala de aula: contribuições para pensar a mediação da leitura literária na escola”, de Sônia M. M. F. Travassos. O trabalho traça uma análise das práticas de mediação de leitura presentes na obra de Monteiro Lobato. O artigo também analisa as práticas de leitura desenvolvidas por professoras com crianças do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública, realizadas com base na obra Reinações de Narizinho.

Na seção Tradução, confira o artigo “Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação”, de Lee S. Shulman, importante referência na área, em coautoria com Judith H. Shulman.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */