Plataforma do Letramento vence Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Plataforma do Letramento vence Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Via Plataforma do Letramento

A Plataforma do Letramento foi premiada no último dia 15 de dezembro, em São Paulo, no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Mídia.

Idealizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) – parceria entre a Abrelivros, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) −, o Prêmio IPL foi realizado pela primeira vez em 2016 e contemplou diferentes projetos brasileiros de incentivo à leitura.

A escolha entre tantas ações e iniciativas exitosas foi difícil, apontou Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro. Porém, nessa primeira edição, “foram homenageadas aquelas instituições que, segundo os especialistas, atenderam aos principais critérios de orientação, como: reconhecimento, relevância, abrangência, continuidade, história e inovação”, completou Pereira.

Os vencedores foram contemplados em quatro categorias: Cadeia Produtiva, Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas. Em cada uma das categorias, três iniciativas foram vencedoras e receberam o troféu por suas ações.

Os premiados

Na categoria Cadeia Produtiva, venceram o Instituto Ecofuturo, com a mantenedora Suzano Papel e Celulose; o Projeto Bibliotecas Comunitárias − Ler é Preciso; o Projeto Skoob; e o Projeto Clubes de Leitura com remição de pena, da Companhia das Letras.

Já na categoria Organizações Sociais, os contemplados foram a Fundação Itaú Social, Programa Itaú Criança/Campanha “Leia para uma criança”; a Associação Vaga Lume – Expedição Vaga Lume; a Associação Cultural Estudos Contemporâneos (Acec) – com a Festa Literária das Periferias (Flupp).

Na categoria Mídia, os vencedores foram a Plataforma do Letramento, com a mantenedora Fundação Volkswagen; a Revista Emília; e a GloboNews Literatura.

Por último, na categoria Biblioteca, ganharam o prêmio a Biblioteca Pública Estadual do Acre; a Biblioteca São Paulo Parque da Juventude, de São Paulo; e a Rede Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda segundo Marcos da Veiga Pereira, o objetivo do prêmio foi promover e difundir experiências de cada instituição e empresa para que ganhem amplitude e investimentos, bem como orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil.

Em 2017, além da segunda edição do Prêmio IPL, o Instituto Pró-Livro lançará também sua plataforma digital, que receberá as inscrições de diferentes projetos e programas que realizam ações em prol da leitura, a fim de mapear, divulgar e reconhecer essas iniciativas. A plataforma oferecerá, ainda, ferramentas para promover o intercâmbio e a troca de experiências entre seus usuários por meio de fóruns e da integração entre as redes e as mídias sociais.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */