Artigo: A política educacional do Acre e os resultados do Ideb

Inauguração de escola no Segundo Distrito de Rio Branco/AC (Foto: Sérgio Vale/Secom Governo do Acre).

Inauguração de escola no Segundo Distrito de Rio Branco/AC (Foto: Sérgio Vale/Secom Governo do Acre).

Artigo produzido por Joana Buarque de Gusmão, da Coordenação de Pesquisas do CENPEC, e pela pesquisadora Vanda Mendes Ribeiro apresenta resultados preliminares de pesquisa sobre possíveis correlações entre as políticas educacionais desenvolvidas pelo Acre a partir de diagnóstico e análise de testes padronizados e o crescimento do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A publicação traz a descrição e a análise de parte das informações coletadas sobre a política educacional acreana.

As pesquisadoras identificaram a chegada de novos atores ao poder, que formularam políticas após diagnóstico e análise de testes padronizados, o que, de acordo com os depoimentos coletados pela pesquisa, denotam que as políticas educacionais passaram a ser fruto de estratégia de planejamento, além de terem inserido a escola e a aprendizagem no centro de ações de valorização do professor, melhoria da infraestrutura das escolas, respeito à identidade acreana e fortalecimento da cooperação entre estado e municípios.

A pesquisa, ainda em desenvolvimento, busca analisar também se houve ampliação da equidade na rede de ensino do estado.

Leia aqui a íntegra do artigo publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.

 

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