Cenpec alerta para os riscos de reorganização escolar na rede estadual paulista

Cenpec alerta para os riscos de reorganização escolar na rede estadual paulista

Nesta segunda-feira (28/09), Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec, participou do programa Repórter SP, da TV Brasil, para discutir a reorganização escolar da rede estadual paulista, anunciada recentemente pela secretaria de educação.

Segundo o anuncio feito pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, a mudança que deve começar em 2016 pretende ampliar o número de escolas divididas pelos três ciclos de educação: Ensino Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais – e Ensino Médio. Com a nova proposta, os alunos do Ensino Médio, por exemplo, passarão a estudar apenas com estudantes deste segmento. O mesmo vale para os alunos dos ensinos Infantil e Fundamental.

Durante a entrevista, a superintendente do Cenpec reconheceu que escolas que oferecem diferentes ciclos possuem uma gestão mais complexa, mas afirmou que não adianta fazer a reorganização sem discutir a valorização da carreira docente. Além disso, Anna Helena ressaltou a necessidade de pensar na logística das famílias, nos vínculos afetivos dos alunos com a escola e amigos. “Medidas como essas podem acirrar a competição entre escolas”, alertou.

Confira a reportagem abaixo: 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.