Família, Escola, Território Vulnerável

Capa FamíliaEste livro se destina a educadores. O objetivo que o anima é o de contribuir para desfazer mal entendidos e visões distorcidas que, na maior parte das vezes, impedem uma interação enriquecedora entre escola e famílias das camadas populares, especialmente aquelas mais pobres, afastadas do universo escolar e moradoras
de territórios segregados e estigmatizados em centros metropolitanos. Ele pretende auxiliar os educadores a compreender essas famílias e suas relações com
a escola, para, assim, saber como melhor com elas se relacionar no exercício de sua tarefa educativa.

Este livro para a escola – mas que também interessará a todos aqueles que atuam em organizações voltadas para o apoio a essas famílias e para a defesa de seus direitos – originou-se de uma pesquisa realizada entre 2011 e 2013, com um grupo de mães que viviam numa região da extrema periferia da cidade de São Paulo, marcada pelo preconceito, pela pobreza, pela ausência de uma rede de proteção social e por uma limitada presença do Estado.

Detalhes:

O Índice Paulista de Vulnerabilidade Social mostra que essa região se caracteriza por manchas de alta exposição ao risco social – trata-se de espaços ameaçados pela insalubridade, pelas más condições de moradia, saúde, segurança e acesso a serviços de mobilidade urbana, e em que os próprios laços sociais, apesar dos esforços dos moradores e de diferentes organizações presentes no território, se encontram esgarçados. Esses espaços concentram um grande número de famílias com dificuldades para assegurar sua própria reprodução social e, em casos mais graves, a continuidade mesma da unidade do núcleo familiar.

A pesquisa era parte de uma investigação mais ampla, que buscou examinar as relações entre a escola e desigualdades socioespaciais em grandes centros urbanos – o chamado “efeito de território”, de “vizinhança”, ou, em outras palavras, o modo como, nas grandes cidades, a segregação socioespacial tende a restringir as oportunidades educacionais oferecidas pelas escolas localizadas nesses territórios. O objetivo específico da pesquisa realizada com as famílias foi, especificamente, o de apreender como as mães que residem nesses territórios se relacionam com a escolarização de seus filhos.

Ano de publicação: 2013

Palavras-chave: Educação, Vulnerabilidade

Nome do Projeto: Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisas

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.