Seis projetos do Cenpec passam a compor o Guia de Tecnologia do MEC

Seis projetos do Cenpec passam a compor o Guia de Tecnologia do MEC

A partir deste ano, seis iniciativas desenvolvidas pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) passam a compor o Guia de Tecnologias do Ministério da Educação. O resultado do último lote do Edital de 2014 foi publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (22/06). O Guia é uma ferramenta que auxilia os gestores educacionais na escolha de materiais e tecnologias de qualidade para o uso nas escolas públicas brasileiras. Dentre as ações realizadas pelo Cenpec, foram selecionados para compor o Guia o Portal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro; os cursos online Caminhos da Escrita e Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas; o Programa Jovens Urbanos e os projetos de Aceleração de Aprendizagem do 1º ao 5 º ano e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“A inclusão desses seis projetos no Guia de Tecnologias do MEC é extremante importante para nós. É o reconhecimento de que estamos cumprindo nossa missão de desenvolver tecnologias sólidas e de qualidade voltadas para a melhoria da educação pública”,alegra-se Maria Amabile Mansutti, coordenadora técnica do Cenpec.

Segundo ela, estas ações foram construídas, aperfeiçoadas, avaliadas e implementadas em muitas redes de ensino. Agora, com o reconhecimento do ministério, certamente terão maior impacto sobre as políticas educacionais. Outros projetos do Cenpec também já foram selecionados em edições anteriores do Guia de Tecnologia do MEC como o Aceleração de Aprendizagem do 6º ao 9º ano, o Programa Jovens Urbanos, Incentivo à Leitura, Melhoria da Educação no Município e o Projeto Criança. Confira abaixo os projetos do Cenpec selecionados no Edital 2014:

PORTAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

O que é: Disponibiliza materiais, fóruns, debates e cursos online de formação de professores com o objetivo de contribuir para o ensino da língua portuguesa, utilizando a metodologia que considera os gêneros textuais e seus usos sociais. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos. Acesse o portal e saiba mais. Realização: Iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Parceria com Todos pela Educação, Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

CURSO ON-LINE CAMINHOS DA ESCRITA

O que é: Curso desenvolvido preferencialmente para professores de Língua Portuguesa em exercício na rede pública de ensino, que lecionem no Ensino Fundamental II e Médio. Educadores dos anos iniciais também podem participar. Com duração de 12 semanas, o conteúdo está estruturado para que o participante desenvolva, em grupo, um projeto de práticas de letramento que possa ser realizado em sala de aula. Mais informações no site. Realização: Iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Tem como parceiros na execução das ações: Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

CURSO ON-LINE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: APRENDENDO POR MEIO DE RESENHAS

O que é: Formação de professores no ensino de Língua Portuguesa que possibilita ao participantevivenciar uma sequência didática para escrever uma resenha de um produto cultural. O curso tem duração de 12 semanas e é voltado para educadores que atuam escolas públicas no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Saiba mais no site. Realização: Iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Parceria com o Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“A inclusão do Portal da Olímpiada da Língua Portuguesa e dos cursos de formação no Guia no MEC amplia a possibilidade de que mais pessoas tenham acesso ao nosso trabalho. Hoje a nossa comunidade tem cerca de 270 mil educadores de todo o país cadastrados, que encontram não apenas apoio teórico e material de referência sobre a língua portuguesa, mas uma rede de muita troca, onde os professores inspiram uns aos outros”Sonia Madi, coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa.

PROGRAMA JOVENS URBANOS

O que é: Formação de jovens de 16 até 21 anos que habitam as metrópoles. Sua metodologia formativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo dos jovens com os territórios da cidade, oferecendo oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes. Saiba mais no site. Realização: Iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, investe na atuação em rede, na qual poder público, organizações locais, comunidades, população e entidades de reconhecida expertise social e técnica agem articulados, de forma a multiplicar esforços e recursos.

O Progama Jovens Urbanos já foi selecionado pelo Guia de Tecnologias do MEC em outras edições. Esse é um espaço fundamental para disponibilizar a metodologia para todos os municípios, não apenas para colocar o Cenpec em contato com outras organizações públicas e privadas, mas principalmente para disseminar a nossa visão de juventude, que requer políticas públicas intersetoriais, como as de educação integral, da secretaria de juventude, da assistência social e do ministério do trabalho” – Wagner Santos, coordenador do Programa Jovens Urbanos.

ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O que é: Formação de professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de gestores educacionais com base em material didático-pedagógico (para professores e alunos), especificamente elaborado para a organização curricular e pedagógica das classes de aceleração.  O objetivo do projeto é reintegrar crianças e jovens com distorção idade-série, ou seja, que estão fora da idade escolar adequada. Mais informações no site. Realização: Iniciativa da Fundação Volkswagen com coordenação técnica do Cenpec.

“Ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento, em especial pela nossa experiência de atuação nos anos finais do Ensino Fundamental frequentemente tão esquecido. Este é um projeto de qualidade, com resultados efetivos na superação do atraso escolar, que ainda é muito grave em todo o país” Claudia Petri, gerente de projetos do Cenpec.

Veja os resultados de cada projeto no Relatório Institucional do Cenpec de 2014.

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